O projeto OceanTrans pretende compreender como a transição energética pode impulsionar a transformação de indústrias existentes. Para tal, o projeto desenvolve estudos teóricos e aplicados de modo a contextualizar o desenvolvimento do novo sistema e a investigar os processos ligados à sua interação com a envolvente em que evolui.
O projeto é levado a cabo por uma equipa multidisplinar com uma vasta experiência de investigação na área, contando ainda com a colaboração, enquanto consultores, de reputados especialistas em inovação e mudança tecnológica.
EQUIPA
LNEG
Margarida Fontes (coordenação)
Paulo Justino
Juliana Barbosa
DINAMIA’CET – ISCTE
Nuno Bento (co-coordenação)
Cristina Sousa
Mariana Aguiar
CEGOT – Universidade do Porto
Teresa Sá Marques
Hélder Santos
Diogo Ribeiro
Concetualizar a natureza e os efeitos da interação entre o sistema emergente e o seu contexto, assim como os fatores que podem acelerar ou dificultar essa interação e influenciar o seu efeito transformador.
Compreender a estrutura e dinâmica das interações ocorridas entre o sistema emergente e o seu contexto ao longo do tempo, de modo a identificar padrões de interação e fatores que os influenciam.
Obter uma compreensão mais aprofundada das interações que ocorreram e dos seus impactos a partir da análise do comportamento dos atores, tendo como base a investigação das suas motivações, expectativas e estratégias futuras.
Avaliar globalmente os resultados obtidos a nível concetual (WP1) e empírico (WP2 e WP3) de modo a avançar o conhecimento sobre o modo como o desenvolvimento dos novos sistemas pode conduzir à transformação do tecido económico e social.